top of page

Apresentação do ator

 

Este ator está para o manifestante assim como o coquetel molotov, para a polícia. A bomba de gás lacrimogêneo é o grande vilão para os manifestantes. No dia 17 de junho, foi usado pela tropa de choque da PM para dispersar os manifestantes que tentavam tomar a ALERJ. O gás lacrimogêneo é o nome genérico dado a várias substâncias que irritam a pele, os olhos e as vias respiratórias. Considerada uma arma não letal mas de efeito moral, trata-se de uma verdadeira bomba que, em contato com os olhos, provocam lágrimas, dor e uma sensação de queimadura. Vem sendo usado em todas as manifestações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A BOMBA DE GÁS LACRIMOGÊNEO aciona manifestantes, grande imprensa, mídia ativista, redes sociais, black blocs, aparelhos de registro, máscara.  

 

 

ATORES QUE FAZ AGIR

 

 

Grande imprensa: o gás lacrimogêneo é sempre citado nas narrativas da grande imprensa. O texto mais comum é de que foi utilizado pela polícia em resposta a ação dos manifestantes.

 

Mídia ativista: também é presença constante nas narrativas da mídia ativista, ainda que aqui a bomba de gás esteja sempre presente como um vilão da história.

 

Redes sociais: lugar de muitas narrativas e testemunhos de quem sofreu os efeitos das bombas de gás na pele.

 

Black blocs: Como atores da linha de frente das manifestações, são os principais atingidos pela bomba de gás lacrimogêneo, revidando com outros artefatos.

 

Aparelhos de registro de imagem: sempre a postos para materializar o momento que as bombas de gás são lançadas, a fumaça e o tumulto que causam, assim como a reação provocada nos manifestantes.

 

Máscaras: utilizadas como proteção contra o contato direto com o gás.

BOMBA DE GÁS LACRIMOGÊNEO

Diagrama

BOMBAS DE GÁS LACRIMOGÊNEO

bottom of page