top of page

Apresentação do ator

 

Governador do Estado do Rio de Janeiro pelo PMDB e responsável, via secretaria estadual de segurança pública, pelos comandos das forças policiais do estado, decretou a criação de uma comissão especial para investigar atos de vandalismo durante os protestos populares. Em frente de sua residência no Leblon, foram realizadas manifestações e ocupação que desencadearam ações de enfrentamento entre polícia e manifestantes. O mesmo aconteceu na sede do Palácio Guanabara, residência oficial do governador, em Laranjeiras. Personagem pública que representa o poder do Estado do Rio de Janeiro.

 

Testemunho

 

Vídeo do canal do Governo do Estado do RJ referente à entrevista coletiva do Governador Sérgio Cabral sobre Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sérgio Cabral aciona todos os atores assim como os manifestantes, os black blocs e os aparelhos de registro de imagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATORES QUE FAZ AGIR

 

Polícia: Junto à secretaria de segurança pública, é responsável pelas estratégias e ação das forças policiais durante as manifestações.

 

Grande imprensa: É acionada através dos pronunciamentos e entrevistas conferidas pelo Governador além de noticiar ações e informações ligadas a ele e seu governo, como as ocupações e denúncias de improbidade administrativa.

 

Mídia ativista: Age a partir do ator Sérgio Cabral como fonte de informação e apuração geralmente divergente das noticias veiculadas pela grande imprensa sobre as ações do governo do estado, multiplicando os pontos de vista sobre sua ações. 

 

 

Redes sociais: Repercutem e difundem discursos e imagens associados ao governador. Espalham-se pelas redes debates e críticas ao governo estadual. Em paralelo, as redes também são acionadas pelo governo através de seus canais de comunicação oficiais presentes nessas plataformas.

 

Black blocs: São acionados como movimento a partir dos discursos e estratégias coordenadas pelo governo do estado que visam reprimir o grupo a partir de generalização das ações associadas a ele.

 

Aparelhos de registro de imagem: Agem registrando as ações desencadeadas pela ação dos manifestantes e dos policiais nas ruas, a partir das situações de confronto, repressão ou mesmo de omissão operadas pelas forças policiais e articuladas pelo governo do estado.

 

ALERJ: É acionado como patrimônio pelas ações estratégicas do estado visando a proteção do prédio e desencadeando o conflito e sua a tomada pelos manifestantes.

SÉRGIO CABRAL

Diagrama

SÉRGIO CABRAL

bottom of page